segunda-feira, 25 de maio de 2015

estagio da EJA

      

              Oi pessoal!! Estou publicando nesse blog para dividir com vocês minhas experiências do estágio que realizei, no EJA e na Educação Especial, espero que gostem pois é com muito carinho que eu vou compartilhar a minha trajetória desses estágios.


A educação de jovens e adultos, é uma modalidade de ensino específica da educação básica que se propõe a desenvolver o conhecimento e a integrar a diversidade cultural dentro de um processo educacional aberto para atender a um público ao qual foi negado o direito a educação durante a infância e a adolescência por algum motivo, e o EJA proporciona para que o indivíduo possa resgatar estes valores e concluir seus estudos. Sendo que a alfabetização e educação são direito a todo cidadão brasileiro, e que todos têm direito a escola pública sendo ela adequada a sua realidade.O estágio nos proporciona a conhecer a práticas e teorias pedagógicas, que são aplicadas dentro de sala de
 aula, com isso nos agrega muito em nosso conhecimento como pedagogas. Pois sabemos
que o professor deve sempre estar em busca de conhecimentos para um melhor
rendimento, e na EJA essa busca deve ser constante.

              “Como já disse Paulo Freire, “ensinar exige pesquisa”                                    “ensinar exige paciência”.



 CARACTERIZAÇÃO

Esse estágio foi realizado em um colégio municipal localizado no bairro do Portão.

A estrutura funcional da escola funciona são:
  • Níveis de ensino e Modalidades:Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Sala de Recursos
  • Quantidade de alunos total: 264 alunos
Horário de funcionamento da escola:
Matutino : 07h30  ás 12h
Vespertino:13h30 ás 17h30
Noturno:EJA Fase 1: 18h00 ás 22h00
              EJA Fase 2:18h00 ás 22;30

Caracterização da clientela escolar

Os estudantes da EJA são basicamente aqueles sujeitos marginalizados nas esferas sócio econômicos e educacionais, privados do acesso á cultura letrada e aos bens culturais e sociais, compreendendo uma participação mais ativa no mundo do trabalho , da politica e da cultura regional estanque, dentro do meio e dos movimentos em que participem. São em sua maioria os excluídos ou desistentes das escolas regulares, por abandono ou por terem assumido o papel de trabalhador que propicia concretamente a garantia de sobrevivência do grupo familiar ao qual pertencem.

Articulação da instituição com a comunidade


  • Caracterização da comunidade
       A formação escolar dos pais deste estabelecimento de ensino é predominante com Ensino Médio e das mães, o ensino Fundamental, sendo menor o números  de pais e mães analfabetos . A  maioria deles esta empregado trabalhando em industria ou comercio, cuja a renda familiar é de 1 a 3 salários mínimos aproximadamente. Grande parte dos estudantes possuem casa própria e dirigem-se ate a escola de a pé ou transporte publico . O serviço de saúde publica é o mais utilizado por essas famílias dificilmente usam convênios ou planos particulares.


  • Convênios com atividades/empresas
    
      SESC:Os alunos se beneficiam de atividades propostas por esse serviço, tais como exposições oficinas e palestras.
       RPC :Através do ''Projeto ler e pensar'', o qual doa jornais a escola para conhecimento, fazendo do jornal um recurso didático a mais.
        ONG Junior Achievement através do programa Introdução ao Mundo dos Negócios.
         SESI/SENAI
         PROERD- Policia Militar do Paraná. 

  histórico da Instituição

Em 1956 teve inicio o funcionamento da Escola sob o nome de CIVP, pertencendo a rede Estadual de Ensino até 21 de junho de 1963. A partir de 28 bde junho de 1999 o Decreto nº264 estipula o novo nome da instituição que passa a se Escola Municipal PJXXIII- Ensino de  1º Grau Supletivo em abril de 1984 foi expedido a Ata de reconhecimento pela Resolução nº1.299/84.
Com a Resoluçaõ nº2561/87 que autoriza o funcionamento do curso de 1ºGrau Supletivo- Função Suplencia de Educação Geral Fase II passando a ser denominada ''PPXXIII'', Ensino de 1º Grau Regular e Supletivo.

OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 

No PPP da escola diz que os objetivos da educação básica na etapa de educação  de jovens e adultos é:

  • Oportunizar aos jovens e adultos que não tiveram  escolarização na idade apropriada acesso ao conhecimento para melhor atuação no mundo em que vivem.
  • Garantir ensino fundamental que possibilite ao aluno trabalhador ampliar suas condições de empregabilidade.
  • Dar condições aos participantes do programa de Educação de Jovens e Adultos deem continuidade a escolarização, desenvolvendo-se social e culturalmente.
  • Melhorar a autoestima do aluno, fortalecendo a confiança na sua capacidade de aprendizagem.
  • Possibilitar o acesso e a permanência na escola de crianças e jovens com necessidades especias, garantida aos mesmos a apropriação ativa e critica do conhecimento cientifico.
  • possibilitar o desenvolvimento global das potencialidades do aluno, atendendo aos principios gerais da Politica Nacional de Educação Especial, em consonância com as diretrizes pedagogicas da Secretaria Municipal da Educação.




Relatos diários do estágio da EJA 

Data: 27/04

       No primeiro dia já foi de muito aprendizado, fui apresentada para a professora e para os alunos,fui bem recebida todos muito queridos, a sala era bem diversificada com jovens adultos e idosos , pude observar que a turma é multisseriado e entre alunos de diferentes idades alguns estão em inicio de alfabetização e outros já estão em nível elevados de noções linguísticas relacionadas a formação de frases e inicio de texto .         A princípio estava meio distante, envergonhada porque é muito diferente de estar com criança, que é o que eu estou acostumada, pois trabalho na educação infantil.  A professora é bem nova, acredito que deve ter por volta de uns 35 anos, mais é visível que é muito experiente, trabalha em três escolas. Não fazia muito tempo que essa professora havia iniciado nessa sala, pois havia outra professora que por algum motivo teve que deixar e ela assumiu no lugar.
       Então percebi que a turma estava em um processo de adaptação, tanto dos alunos quanto o da professora também. A sala organizada de modo formal possui carteiras e mesas, armário com alguns recursos como revistas e alfabeto nas paredes . O ambiente é limpo e iluminado de maneira normal .A aula foi iniciada com um documentário do Globo repórter sobre:” o desperdício de alimentos”, esse vídeo foi visto em uma outra sala especifica. Após terem visto o vídeo e voltarem para sala, a professora propôs que eles realizassem um texto coletivo relatando o que foi visto e o que aprenderam com o vídeo.  A princípio todos estavam um pouco envergonhados, não tinha muita participação dos alunos, a professora a todo momento tinha que estar cobrando para que falassem, mais com o decorrer da atividade e com o auxílio da professora que passou a colocar elementos do vídeo para o cotidiano deles passaram a relacionar e a ter uma maior participação. Assim a aula termina, foi bem produtivo, nesse primeiro momento apenas observei mesmo, não tive muito contato.



Reportagem :




Data:28/04

     Hoje é meu segundo dia de estágio, e a aula foi a continuação da anterior, em cima do vídeo que foi passado. A professora levou um texto com o título: ”Dicas para evitar o desperdício de alimento”. Ela pediu que eles lê-se individualmente em voz alta. A intenção dela com a leitura era de observar qual o grau de dificuldade de cada aluno, pois como faz pouco tempo que assumiu a turma ela ainda não tinha o conhecimento da dificuldade de cada. Sendo  que no EJA é muito comum em uma sala ter diferença de aprendizagem, por isso exige muito mais do professor, pois muitas vezes tem que ser um ensino individual. Nesse dia ela me pediu que auxiliasse os alunos com dificuldades. Alguns alunos se recusaram a ler, não sei talvez por vergonha, foi uma leitura demorada já que eles têm muita dificuldade em ler, talvez acredito que a professora tenha pecado no texto em que escolheu por ser muito grande ficou cansativo e tomou toda a aula. neste dia auxiliei uma senhora de mais idade , que precisava de ajuda em ler , tinha muita dificuldade e confundia varias letras ,percebi que esta aluna em certos momentos sentia-se incapaz de realizar algumas tarefas, sem perceber que possui capacidade de realiza-las.A professora entende que os alunos possuem uma carga de cansaço e tenta fazer com que os alunos participem a cada instante da noite.

Data:30/04/15


  Meu terceiro dia de estágio, os alunos já demostravam mais confiança em pedir ajuda e liberdade para conversar sobre o assunto trabalhado em sala.Neste dia a professora fez uma atividade relacionada ao conteúdo de matemática, em minhas observações percebi que os alunos possuem mais dificuldades de compreender a orientação das operações matemáticas, eles conseguem entender facilmente as contas na sua pratica cotidiana porem apresentavam dificuldade de entender a linguagem matemática, como funciona a operação destas contas.Apos a realização da atividade de matemática, a professora propôs que fizessem uma lista com ingredientes para um churrasco que seria destinado para um aluno que estaria de aniversário na semana que vem, a turma ficou bem animada, foi uma atividade muito bacana pois relacionou com o cotidiano deles.No final da aula a professora solicitou aos alunos que trousse-sem encartes de mercados para a próxima aula, para que pudesse dar continuidade ao conteúdo.

Data: 04/05/15


  A aula começou com o material que a professora solicitou na ultima aula , que foi os encartes de diferentes mercados para que fizessem a atividade.Nem todos levaram alguns deram a desculpa de que não teve tempo de passar no mercado ,mais pelo menos quatro alunos levaram. Apesar disso ! A professora conseguiu realizar um ótimo trabalho.Decidiu que como não teria encartes para todos, escolheu apenas de dois mercados e separou a turma em dois grupos.
    Ela pediu para que eles pegassem a lista que tinham feito na aula passada, para que eles pesquisa-sem no encarte o preço de cada alimento e anotassem do lado o preço de cada alimento e depois fizeram o mesmo com o outro encarte de outro mercado . A proposta era para que eles realizassem uma pesquisa para que assim possam aprender a ter um abito de pesquisar .
    Ao terminarem a pesquisa e anotarem os valores, foi feito uma tabela no quadro com os valores dos dois grupos para fazer uma comparação. Então a professora pediu para que eles somassem individualmente o total de cada mercado. Tiveram dificuldade porque a conta ficou muito grande, mais com auxilio conseguiram resolver.
  Essa atividade foi realizada com um material simples mais que proporcionou um grande conhecimento e que com um encarte que é tão fácil de encontrar e que pode se trabalhar em varias modalidades como matemática , português e geografia.




Data: 07/05/15


   Neste dia foi muito emocionante , quando cheguei na sala não estava entendendo porque não estavam fazendo nenhuma atividade todos muito animados , ate o momento em que a professora entregou o cartão de aniversário para o aluno , ai caiu a ficha !!! achei muito legal a atitude da professora em dar um cartão e de comemorar o aniversario junto com a turma , promovendo uma a proximidade maior dos alunos e assim para que eles sejam mais unidos.
   Mais como todo professor não perde a oportunidade de ensinar então utilizou aquele cartão como uma atividade sem que a turma percebesse a professora pediu para que ele le-se o cartão em voz alta , depois falou para que cada um deixa-sem um recado de carinho para que fica-se de recordação .Ele ficou muito feliz parecia uma criança seus olhos brilhavam .
   Então como já estavam combinando de fazer a festa a professora tinha levado o bolo e refrigerante e foi feito uma arrecadação na sala para a compra de esfirras que foi entregue na sala .E ai fizeram a festa , foi uma noite muito legal senti a turma mais próxima . No EJA é muito importante ter essa aproximação , pois sabemos o quanto é difícil dessas pessoas estarem ali e o esforço que estão fazendo, já que por algum motivo não tiveram a oportunidade de terminarem seus estudos

Data 14/05/15

Nesse dia eu destinei um tempo para a realização  da caracterização do PPP , pedimos o documentos e sem problemas a coordenação nos entregou . Ficamos em uma sala diferente para que pudessemos aproveitar a todos os documentos ofertados e realizar nossas anotações.
percebi  que muitas das informações que constam nos documentos da escola, estão de acordo com a realidade vivida por esses alunos da Educação de Jovens e Adultos e da comunidade.




Data: 21/05/15

     Meu ultimo dia de estagio foi muito legal, quando cheguei a professora estava quase louca pois tinha aparecido 15 haitianos para a aula ,eles frequentam a classe de EJA aprende a ler e escrever como os outros alunos , mas com um diferencial esta é uma segunda língua. Em seu pais de origem o Haiti a língua que falam é como se fosse um espanhol segundo a professora da turma .  a sorte foi que nesse dia estávamos em quatro estagiarias então ela pediu que eles ficassem em outra sala e duas estagiarias ficassem com eles  , como era primeira aula a professora orientou as estagiarias para que apenas entregasse o material e observassem o grau de conhecimento deles através do livro didático.
     Nesse dia também estava sendo a regência de uma estagiaria sobre formas geométricas, foi uma aula boa mais acho que não tinha a ver com o que eles estavam aprendendo naquele momento ficou um pouco sem contexto, mais enfim após a regência a professora continuou a aula com atividades do livro didático sobre os meses do ano .
         foi uma noite de despedidas e agradecimentos , pelos momentos em que eles me proporcionaram de conhecimento a cada dia, foi muito valido fazer meu estagio nessa turma , a professora tinha criado um whats para a turma ,pois como estão em processo de alfabetização era interessante utilizar da tecnologia como um recurso e assim estimulando a leitura nos alunos ,bom a professora pediu para que eu participasse desse grupo, fiquei muito feliz pelo convite, assim continuarei a ter contato com a turma .





Um comentário:

  1. Tatyele,
    O blog está muito bom! Você fez boas considerações sobre o que observou, algumas pesquisas, e boas reflexões!
    Continue a caminhada, pois a cada semestre você está melhorando, e eu fico muito feliz por fazer parte de sua formação!
    Abraços

    ResponderExcluir