segunda-feira, 25 de maio de 2015

Educação Especial

   


 A Educação Especial é uma área do conhecimento e passa a ser concebida pela Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) como sendo uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência.
    Na escola, a Educação Especial, deve conhecer as características de seu trabalho, para não avançar sobre aquele da classe comum. A dialética que se estabelece entre o professor da sala comum e o professor especializado deve ser evidente para ambos. Cabe ao último a competência para prover o serviço de apoio especializado ao aluno com deficiência.



 1. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO

     

    Identificação da Unidade Escolar

           P.C
       
  Localização

Rua: José Gonçalves Júnior, n. 140 – Bairro Campo Comprido.
Telefone: (41) 3314-1900, ramal:119.

     Caracterização da Estrutura Funcional da Escola:

A escola possui 188 alunos matriculados e realiza 216 atendimentos diários, sendo estes alunos fixos, perfazendo acompanhamento de 14 moradores em escola regular, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os alunos matriculados na escola são moradores , sendo estas pessoas com deficiência encaminhados por órgãos governamentais à entidade onde passam a morar. Tem por finalidade prestar atendimento especializado à criança, adolescente e adultos, na Área da Deficiência Intelectual e/ou Deficiência Física Neuromotora, associada a Múltiplas Deficiências.



Diagnóstico da Comunidade

  A comunidade à qual está inserido, tanto é itinerante quanto fixa. A itinerante é composta por aquelas que freqüentam ou visitam a instituição em seus churrascos, eventos, bingos que ocorrem durante o ano.
Os alunos da escola são na sua totalidade moradores do Pequeno
Cotolengo, que foram retirados da sua família e encaminhados para a
instituição através do Juizado da Família. Geralmente alguém da família vem
visitá-los, mas não há obrigatoriedade e freqüência. No entanto, a participação
da “família” se dá através dos laços afetivos construídos com voluntários e
funcionários, muitos deles se tornam referência familiar e desempenham papel
de pai, mãe e padrinhos na vida aluno. Convidamos essas pessoas para
participarem da escola, na composição do Conselho Escolar, nas atividades
festivas, cívicas e pedagógicas.

Parcerias mantenedoras

Ao longo dos anos de existência, a escola conquistou confiança e
credibilidade junto à comunidade. A conquista foi efetivada através de
convênios, repasse de recursos, cedência de pessoal e parcerias com
empresas públicas e privadas, dentre as quais podemos destacar:
Públicas:
- Secretaria Municipal de Saúde – SMS/ Projeto Cárie Zero;
- Secretaria Municipal de Educação –
- Secretaria de Estado da Educação do Paraná - DEEIN
- FAS – Fundação de Ação Social.
Privados:
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC.
- Gráfica Orionita
- KASHIMIR Eventos


 PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Tem como objetivo proporcionar aos alunos condições físicas, materiais e humanas e educacional numa dinâmica transdisciplinar que oportunize vivenciar as atividades da vida diária nas áreas: pessoal, social, psicomotora, cognitiva, artística e terapêutico, para que o mesmo crie e construa o seu pensar, compreender, julgar e agir, desenvolvendo globalmente seu potencial, seus hábitos e atitudes, se sentindo útil, produtivo, aceito, incluso na sociedade.
Ao conduzir o pensamento e as ações para atingir uma meta preestabelecida, necessita de uma metodologia de ensino, que como conjunto de procedimentos didáticos, levam à ação didática, alcançando assim os objetivos propostos. Uma boa metodologia possibilitará ao aluno à autonomia e emancipação, ou seja, deve levá-lo a andar com suas próprias pernas e a pensar por sua conta.
Visando as adaptações curriculares relativas aos objetos e conteúdos, deve-se utilizar métodos e técnicas que levem os alunos a alcançá-los. Levando o aluno à participação ativa nos trabalhos escolares: à observação, à coleta de materiais, à pesquisa, a participar de trabalhos em grupo com alunos da classe e de outras classes e escolas parceiras do ensino regular e especial.
Os planejamentos são separados por áreas específicas, com objetivos correspondentes. Deve-se, portanto, seguir alguns princípios para uma melhor elaboração de atividades e qual a maneira adequada de transmiti-los aos
alunos:

_. Respeitar as diferenças individuais, não exigindo a mesma realização para todos os alunos;
_ Ajustamento das noções, tarefas e objetivos de ensino às possibilidades e necessidades do aluno;
_. Colocar o aluno em situações problemas, que exijam esforços para sua solução;
_. Assumir nas atividades propostas, uma atitude ativa, dinâmica e, não
passiva;
_. Favorecer a livre manifestação do educando, a fim de que seja favorecida a sua criatividade;
_. Orientar o ensino de maneira a propiciar ao aluno oportunidade, para que ele mesmo vá descobrindo os fatos, as causas, as relações, os conhecimentos e não apenas transmiti-los;
_. Utilizar o maior número de fontes ou disciplinas, para dar sentido de integração entre as diversas áreas do conhecimento;
_. Enfim, proporcionar ao aluno a raciocinar e refletir para seu amadurecimento quanto ao seu desenvolvimento responsável.

    

                    Relatório diário 


Data ;10/03


Meu primeiro dia de estagio  foi a apresentação da instituição, no qual é uma casa de acolhimento,que entre si são os públicos masculinos e femininos conforme o grau de complexidade das deficiências múltiplas. Essa instituição conta com cinco casas lares e seis casas lares ativas. As casas ativas são as casas que são ocupadas por  moradores com a faixa etária que varia entre 20 a 50 anos, com deficiência intelectual moderada , que tem autonomia para fazer atividades diárias, porem sempre necessitando de direcionamentos  e orientações permanentes.  Já as outras cinco casas lares são divididas entre Lar Divina Providencia  que acolhe homens entre 20 e 50 anos , com deficiência intelectual severa , com comprometimento neurológico, dependente e sempre monitorado constantemente. Lar São Francisco que também é composto pó homens entre 20 e 50 anos , mais que tem um pouco mais de limitações e que a maioria são cadeirantes. Lar Maria de Nazaré é composto por mulheres adulta , com deficiência intelectual moderada e severa , e tendo algumas que são cadeirantes. Lar Santa Terezinha  que é ocupado por jovens  e adultas do sexo feminino, com paralisia cerebral e deficiência intelectual.Quando fui passando por cada lar , não tinha a mínima noção do quanto é necessário essas divisões em uma instituição, para que cada um seja respeitado conforme suas limitações,  quanto somos diferentes e o quanto temos que respeitar essa diversidade.




Data :17/03

Hoje foi meu segundo dia de estágio na Educação Especial, e já ao chegar na instituição percebi e pude sentir o carinho das pessoas, a maneira em que fui recebida foi muito gratificante. Nesse dia não tive contato com nenhum aluno, pois realizei a pesquisa do PPP, achei que seria melhor que nesse primeiro momento o estudo do PPP seria interessante para que eu pudesse depois estar relacionando a proposta com a pratica diária.





Data :24/03


Nesta manha a professora passou um filme para as alunas, pelo computador, em que a visibilidade era um pouco difícil a sala é pequena então fica difícil acomodar para que todos possam enxergar bem no qual algumas  assistiram e outras ficaram dispersas, e outras dormiram. Achei que ela poderia ter explorado mais o filme, deveria ter comentado antes de ter colocado e depois de ter acabado o filme também deveria ter perguntado se as alunas entenderam o filme, se elas sabiam quem o principal ator do filme, se elas sabem o que é autor principal,  se elas sabiam onde estava acontecendo o filme, a professora  poderia ter trabalhado vários cont 


Data:31/03


Nesta manhã fiquei em uma sala de fase 4 , a proposta era a Páscoa, a professora começou a aula fazendo algumas perguntas se elas se lembravam do significado da páscoa, algumas disseram que sim outras que não, e ela retomou novamente a historia, logo depois ela explicou o significado do coelho da páscoa para elas, ai deu a atividade para as alunas realizarem , que seria uma pintura de um coelho, trabalhando com a coordenação motora  fina e noção de espaço, pois elas não poderiam pintar fora do desenho do coelho. Também achei interessante ela relembrar com eles a historia que a tinha contado em uma semana anterior fazendo com que a mesmas trabalharem com a memória.



Data:07/04


       Nesse dia acompanhei em uma  sala com oito alunas, todos com deficiência intelectual ,uma atividade que é realizada com os alunos, que é o trabalho manual,  o que eles estavam confeccionando era o  ''fuxico'', é confeccionado com tecido, linha , agulha. Essa atividade  requer muita paciência e concentração com isso auxilia no desenvolvimento desses alunos,  faz com que o aluno desenvolva a  sua coordenação motora fina também,   é uma atividade muito rica para aprimorar o conhecimento desses alunos . Esse trabalho é feito pelo fato que nessa escola a maioria dos alunos são moradores , então alem dos conteúdos escolar eles também em as oficinas .

            Percebi que gostam de realizar essa atividade alguns com muita habilidade, outras com um pouco mais de dificuldade, não são obrigados  a fazer,mais em nenhum momento nesses três dia eu vi aguem se recusar a fazer.






                            

Aula de  Artes
Data :14/04


Nesse dia acompanhei a aula de artes,que foi em uma outra sala diferente,  com crianças com deficiência intelectual e multiplas paralisias, a sala não tinha um espaço adequado já que por estarem em cadeiras de roda , precisariam de mais espaço para a locomoção, então percebi a dificuldade da professora de estar aplicando a sua atividade ,pois as cadeiras ficaram muito juntas por falta de espaço e havia apenas um computador . A proposta dela era de interagir esses alunos com um programa de musica em que tinha algumas atividades, mais para ela poder realizar atividade tinha que estar manobrando as cadeiras a todo momento para que o aluno pudessem chegar a fazer. 
Apos o programa do computador a professora  pegou algumas bexigas já cheias , e em cima delas colocou uma massa própria para fazer mascaras,então ela foi passando a mão de cada um para que eles pudessem sentir a textura e o gelado.Como eles tem essas limitações o eixo que se é trabalhado com eles é a parte do sensório motor .




Oficina
Data :21/04


hoje meu estagio foi realizado em uma outra turma na fase 5 , que são alunos que já estão mais avançados , conseguem identificar o código de seus nomes alguns desenvolveram a escrita outros ainda estão em processo.
A atividade que eles realizaram nesse dia foi a de pintarem uma sacola de pano , com tinta para tecido utilizando o seu próprio dedo, pois essa atividade auxilia na codificação das letras. 
trabalhando também a sua “autonomia” de escolher o desenho da sacola, e principalmente a identidade de cada um através do nome. Foi uma atividade que trabalhou vários conteúdos e que agregou muito para o conhecimento das alunas. 




Estudo de caso

Data :28/04
Data :06/05

Nesses dois dias me dediquei na elaboração do estudo de caso, por meio da observação dentro de sala de aula e com questionamentos sobre o aluno em questão em que eu estava estudando e com pesquisas bibliográficas.


Data :07/05



Hoje fui para o estagio e tive uma surpresa, pensei que seria um dia comum como os outros, mas ao chegar recebi uma noticia, de que haveria uma festa para os dia das mães ,e eu fui convidada a participar, estava muito curiosa pois nunca tinha participado de algo assim tão grandioso.
A festa foi realizada em um salão que tem na instituição. quando entramos recebemos um abraço e um presente que era  um lenço rosa,ao entrar me deparei com uma linda e grande mesa de cafe da manha , com varias guloseimas, depois que todos comeram, a festa inicio com um teatro interpretado pelos alunos especiais da fase 5,fiquei impressionada com a desenvoltura deles apresentaram super bem, claro com suas limitações.Depois que terminou o teatro eles cantaram uma musica linda criada por eles , foi emocionante as meninas vestidas como princesas e os meninos como príncipes, a mensagem que passaram foi agradecer a todas professoras que eles consideram como mães para eles.















   Foi o ultimo dia de estagio!!!
Data :14/04



                 Bom hoje foi o meu ultimo dia de estagio, fico triste mais ao mesmo tempo feliz pelo aprendizado que adquire com o dia-a-dia que pude observar nesses dias.Nesse dia fizemos um cinema com direito a pipoca e refrigerante, conversamos com a professora se podíamos fazer , ela achou muito legal nossa ideia e já nos auxilou com o filme , disse que teria que ser um infantil então nos sugeriu o do Ursinho Poof ,a unica restrição que ela nos passou foi a que teríamos que levar refrigerante laigth pois havia uma aluna com diabetes ,para evitar qualquer tipo de transtorno.Foi uma manha muito legal os alunos gostaram muito e durante a aula faziam algumas perguntas do tipo "você  vai embora para sempre" foi muito comovente ouvir isso , não sabia o que responder, fiquei parada sem atitude em silencio, percebi o quanto é importante o papel da professora naquele momento , muitas vezes são a unica referencia que eles tem como carinho.É muito triste saber que pessoas de sua própria família te abandonaram , espero e desejo a essa família que é essa instituição todo amor do mundo e que continue realizando esse trabalho por muito mais tempo.













                 ESTUDO DE CASO


O estudo de caso foi realizado em uma sala de aula, cuja a nomenclatura pedagógica da escola é definida como pedagógico 4 A,as subdivisões iniciam desde estimulação essencial  até o pedagógico 5. no qual os alunos vão passando de fase até chegar na última etapa. foi desenvolvido a partir de observações realizadas no contexto escolar, em uma instituição que contem escola e lar . Tendo como tema central a Educação Especial no âmbito escolar, o presente Estudo buscará compreender quais são os direitos garantidos por lei que Crianças e Adolescentes possuem ao se encontrarem inseridas no contexto educacional. 
·         No entanto a pesquisa está centralizada no Caso de uma aluna moradora do lar que frequente a escola , assim durante as observações do Estágio verificou-se a prioridade em abordar a patologia que a aluna J.S apresenta de uma maneira mais aprofundada, englobando as suas dificuldades gerais em sua vida social, bem como quais são as interferências ocorridas no seu processo de aprendizagem.


  A aluna J.S, 59 anos, tem o diagnóstico de  Defect. Intelectual e deficiência motora. (Comprometimento de membros inferiores pernas e membro superior direito) ,Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.


As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo.
    No estudo de Caso em questão iremos fundamentar a presente Patologia, a fim de obter uma melhor compreensão sobre a mesma e assim entender como se dá o desenvolvimento dos indivíduos que possuem essa dificuldade, quais as características e como se dá o processo psicoeducacional dos educandos, lembrando que o estudo enfatiza a realidade da aluna J.S. As metodologia utilizadas para a elaboração do presente Estudo, foram a partir de pesquisas documentais, pesquisas bibliográficas, entrevistas com profissionais da Educação, observações e convivência com a realidade educacional da aluna J.S durante dois dias, em uma carga horária de 4 horas. A partir desses critérios foram levantados dados relevantes para a análise do presente Estudo de Caso, a fim de se obter uma elaboração adequada de uma forma que possamos compreender melhor o assunto.
Os investigadores encontraram muitas causas da deficiência intelectual, as mais comuns são:
Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética. Alguns exemplos de condições genéticas propiciadoras do desenvolvimento de uma deficiência intelectual incluem a síndrome de Down ou a fenilcetonúria.
Problemas durante a gravidez: O atraso cognitivo pode resultar de um desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez. Por exemplo, pode acontecer que, a quando da divisão das células, surjam problemas que afetem o desenvolvimento da criança. Uma mulher alcoólica ou que contraia uma infecção durante a gravidez, como a rubéola, por exemplo, pode também ter uma criança com problemas de desenvolvimento mental.
Problemas ao nascer: Se o bebê tem problemas durante o parto, como, por exemplo, se não recebe oxigênio suficiente, pode também acontecer que venha a ter problemas de desenvolvimento mental.
Problemas de saúde: Algumas doenças, como o sarampo ou a meningite podem estar na origem de uma deficiência mental, sobretudo se não forem tomados todos os cuidados de saúde necessários. A mal nutrição extrema ou a exposição a venenos como o mercúrio ou o chumbo podem também originar problemas graves para o desenvolvimento mental das crianças.

Nenhuma destas causas produz, por si só, uma deficiência intelectual. No entanto, constituem riscos, uns mais sérios outros menos, que convém evitar tanto quanto possível. Por exemplo, uma doença como a meningite não provoca forçosamente um atraso intelectual; o consumo excessivo de álcool durante a gravidez também não; todavia, constituem riscos demasiados graves para que não se procure todos os cuidados de saúde necessários para combater a doença, ou para que não se evite o consumo de álcool durante a gravidez.

A deficiência intelectual não é uma doença. Não pode ser contraída a partir do contágio com outras pessoas, nem o convívio com um deficiente intelectual provoca qualquer prejuízo em pessoas que o não sejam. O atraso cognitivo não é uma doença mental (sofrimento psíquico), como a depressão, esquizofrenia, por exemplo. Não sendo uma doença, também não faz sentido procurar ou esperar uma cura para a deficiência intelectual.
A grande maioria das crianças com deficiência intelectual consegue aprender a fazer muitas coisas úteis para a sua família, escola, sociedade e todas elas aprendem algo para sua utilidade e bem-estar da comunidade em que vivem. Para isso precisam, em regra, de mais tempo e de apoios para lograrem sucesso.


2 DESENVOLVIMENTO

   A Educação sempre contribuiu para o desenvolvimento humano assim como para a evolução da sociedade, pois a educação é o norte para se entender o sentido da evolução cultural, uma vez que a evolução da Educação contribuí para o progresso da sociedade. Assim a Escola é o principal responsável por manter uma mediação entre as partes Educação e Sociedade, contudo todos os indivíduos tem direito a uma Educação digna e de qualidade, como diz na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96:

Art.2º . A Educação, Dever da Família e do Estado, inspiradas no princípio de liberdade e nos ideais de solidariedade humana , tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
Art.3º Inciso I - Igualdade de Condições para o acesso e permanência na escola.
(Brasil,1996, p 1) 
  
    
  Segundo relatos da Professora e da própria aluna ,  J.S foi deixada na instituição aos 21 anos apos o falecimento de sua mãe, quem a levou foi seu irmão mais velho , que a principio o que foi passado nunca a visitou.quando chegou na instituição estava em situações precárias e desabilitada.foi aos poucos que J.S foi se desenvolvendo a principio quando chegou ficava só deitada seu desenvolvimento era muito baixo, mais com o decorrer do trabalho da escola e com estímulos a J.S foi passando de fase e se desenvolvendo .
Hoje J.S  possui um ótimo desenvolvimento , Tem uma boa compreensão do que se e proposto como atividades ,ela tem iniciativa e propõem novas propostas pertinentes com a atividade que está sendo realizada:por exemplo: fuxico e trabalhos manuais.Tem uma boa saúde nunca teve nem um problema,  se comunica com facilidade,   tem um papel social significativo e de liderança no lar e sala de aula. Tem uma boa percepção sempre com a vestimenta adequada ao clima,pelo fato de ter  suas limitações    ela é dependente de alguém para ir ao banheiro,para tomar banho, mas o que consegue fazer sozinha como   para comer, arrumar seu cabelo , ela é muito vaidosa ,  bem resolvida , personalidade forte com alto astral .
·         
 Como diz Cury (2003, p. 130)
A liberdade que o jovem precisa está intimamente relacionada com sua autonomia e independência, e essas precisam ser conquistadas. A clara demonstração de padrões seguros de responsabilidade, ou seja, de comportamentos responsáveis ao longo do seu desenvolvimento, deveria capacitar o jovem a maiores níveis de liberdade.

   Sendo assim é importante que mesmo crianças com necessidades especiais, sejam educadas de um modo que ela não se torne completamente dependente do seu familiar, pois ela necessita sentir-se segura, porém necessita adquirir sua autonomia dentro de suas possibilidades e assim entendendo que nem sempre ela terá ao seu lado pessoas que farão tudo por si. Esta forma de dar autonomia para a criança especial, também pode ser considerado um ato de amor, carinho e dedicação, uma vez que a pessoa que oferece está oportunidade para o individuo com necessidades especiais esta concomitantemente preocupada com o seu futuro e com seu desenvolvimento, pois quanto mais atividades a criança desenvolver, mais estimulado será seu cérebro e maiores serão suas oportunidades  que lha darão liberdades futuras.
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                                         CONCLUSÃO

Penso que cada pessoa é um indivíduo único e magnífico na plenitude de suas possibilidades, habilidades e até mesmo dificuldade. Portanto, o mesmo preceito acontece com a pessoa que apresenta necessidades educacionais especiais. Nós enquanto acadêmicos de Pedagogia e futuros profissionais da Educação temos o dever de sempre acreditar no potencial de nossos alunos e sempre promover estímulos, motiva-los e faze-los acreditarem que podem chegar onde quiserem e podem ser o que desejarem. Por este motivo as limitações devem ser atendidas de uma maneira imperceptível ao olhar dos alunos, porém com muita atenção ao olhar do Professor e para que o aluno não se se apoie em suas dificuldades, o educador tem como dever não deixar transparece-la para eles e sim colocar o foco em suas habilidades e potencialidades, para que o aluno eleve sua auto estima o Professor deve sempre mostrar a ele sua satisfação e alegria em cada atividade realizada; sendo assim o educando irá perceber sua evolução e não lembrara de suas dificuldades.
   Assim para que seu intelectual não regrida é necessário que seja cada dia mais estimulado através de atividades lúdicas e concretas que se tornam um grande facilitador  para a percepção visual e tátil e assim desenvolvendo ambas as áreas intelectual e visual. O estimulo do intelecto é importante para que não haja regressão e para que não venha sofrer posteriormente. É possível perceber que por mais que a aluna enfrente várias dificuldades em relação suas limitações , a mesma não desiste de seus sonhos e objetivos, assim demonstrando muita força de vontade e o desejo de alcançar a vitória sempre. Acredita-se que isso seja possível devido ao total apoio  da Professora juntamente com a equipe pedagógica, onde lhes passam segurança, carinho, atenção e afetividade e assim mostram a ela e a todos alunos da classe são capazes de ir muito além do que imaginam.





REFERÊNCIAS


BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei Darcy Ribeiro nº 9.394/96. Brasília-1998.

CURY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes, professores fascinantes. 9. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

DIAS, Maria Luíza. Vivendo em família. São Paulo: Moderna, 2005.

SCOZ, Beatriz, Psicopedagogia e Realidade Escolar. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf . foi acessado no dia 22/05/15












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